4 passos para ensinar seus filhos a escovarem os dentes (e mais 2 bônus)!

Atualizado: Out 22

Manter a saúde bucal desde o nascimento dos primeiros dentinhos é muito importante. Afinal, é preciso garantir que haja uma escovação adequada, impedindo o surgimento de diversos problemas, como a cárie de mamadeira, a placa bacteriana, dentre outros. Além disso, existe a maneira correta e idade certa para ensinar seus filhos a escovarem os dentes.

Mas, nem sempre é fácil saber exatamente quando começar a escovar os dentes das crianças – e nem como ensiná-las a realizarem o procedimento, não é mesmo? Assim, nós montamos esse passo a passo bem explicativo. Confira!


1- Nascimento dos primeiros dentinhos


Entre 4 e 6 meses de idade, os bebês passam pelo nascimento dos primeiros dentinhos – e o processo pode se estender até os 3 anos de idade. Essa é uma fase extremamente importante e é preciso que a criança passe por uma consulta com o odontopediatra, que examinará os dentinhos novos, o céu da boca e a língua.


Nesse período, os pais precisam higienizar a boca do bebê após cada mamada. Até os 6 meses, é possível fazer isso utilizando uma gaze ou fralda de tecido umedecida com água filtrada, massageando suavemente a gengiva. Outra opção é a dedeira, que precisa ser lavada e esterilizada após cada uso.


Depois dos 6 meses, é importante começar a escovação com a escova de dentes – que deve ser indicada para a idade do seu filho. Nesse sentido, as cerdas precisam ser macias e o tamanho da cabeça dependerá da quantidade de dentes que já nasceram.


Dica especial


Para os pais que desejam aguardar o desenvolvimento dos dentes de leite para a aplicação do flúor, a dica é o nosso gel dental da marca Trá Lá Lá Baby, pois, não contém flúor, é adoçado com xilitol e clinicamente testado, com dois sabores deliciosos para escolher: Tutti Frutti e Maçã e Pera.


Já para aqueles que os filhos já podem utilizar creme dental com flúor, é importante optar por produtos específicos para crianças, como a nossa marca Trá Lá Lá Kids que além de diversos sabores contém 1100 ppms de flúor. Contudo, é sempre seguro considerar a idade da criança.


Em relação a quantidade de uso da pasta, dependerá também da idade da criança: nos primeiros meses, utilize o equivalente a metade de um grão de arroz, já para as crianças maiores que sabem cuspir (entre 2 a 3 anos), a medida é um grão de ervilha.


2- Para as crianças de 3 a 7 anos


Nessa fase, a dentição já está quase completa, então você poderá começar a adicionar o uso do fio dental. Como as crianças ainda não têm muita coordenação motora, o mais recomendado é que os pais passem o fio até que ela consiga fazer o procedimento sozinha e de forma correta.


A partir dos 5 anos, já é possível começar a ensinar seus filhos a escovarem os dentes sozinhos, mas sempre acompanhando de perto. Dessa forma, se você achar necessário, dê um “acabamento especial” após a escovação feita pela criança. A quantidade de escovações necessárias por dia também muda de acordo com a idade. Por exemplo, depois do primeiro ano, a rotina alimentar da criança já estará mais estabelecida e, a partir dos 3 anos, ela já terá uma alimentação mais sólida.


Então, nesse período, a recomendação é que os dentes sejam higienizados em torno de 3 vezes por dia, sempre depois das refeições. Já o enxaguante bucal, só deve ser usado com indicação de um especialista e a partir dos 6 anos. Nessa época, as crianças começam a passar pela fase da troca dos dentes de leite pelos permanentes. Assim, os pais costumam ter medo de escovar os dentes que estão amolecidos. A dica é escovar de uma maneira mais suave a região, mesmo antes do dente cair, para que a gengiva não fique inflamada.


Depois da queda do dente, não se esqueça de higienizar também a “janelinha”. Como a área costuma ficar mais sensível, passe a escova de maneira bem suave no local. Após o terceiro dia, já é possível escovar bem a região – o que ajuda a estimular o nascimento do dente permanente.


E uma atenção especial com o último dente molar. Quando os dentes molares começam a nascer, nenhum outro cairá, então pode ser que os pais não percebam esse nascimento e acabem negligenciando a limpeza.


Dica especial


Nessa fase, as crianças precisam, obrigatoriamente, de uma pasta dental com uma quantidade específica de flúor. Por isso, essa é uma época interessante para usar os géis e cremes dentais com sabor e com adição de flúor. Além de cuidar dos dentes, esses produtos ajudam a deixar a escovação mais divertida.


A nossa dica é conhecer a nossa marca Trá Lá Lá Kids Creme Dental, que possui a quantidade correta de flúor para a idade, e conta com vários sabores: Tutti Frutti, Morango, Bubble Gum e Menta Fresh.


Para as crianças que precisam de proteção contra o açúcar, a dica é o Trá Lá Lá Kids Antiaçúcar. Adoçado com xilitol e própolis, sua formulação conta com flúor e cálcio, ajudando a proteger contra a cárie e a ação do açúcar.


3- A partir dos 7 anos


A partir dos 7 anos, a criança já tem uma alimentação mais variada, por isso é imprescindível que a escovação seja feita sempre após cada refeição, além do uso do fio dental.


Agora, o seu filho já tem mais coordenação motora e é possível começar a reduzir a supervisão durante a escovação. Dessa forma, especialistas indicam que a partir dos 8 anos a criança já passe a escovar os dentes sem a ajuda dos pais. Porém, é sempre importante conferir se a escovação está adequada, checando a limpeza.


Para saber se o seu filho já pode escovar os dentes sozinho, a dica é conferir como está o grau de limpeza dos dentes do fundo e, também avaliar como a criança está fazendo a escovação – se esse é o procedimento certo.


Dica especial


Para essa fase, é importante usar um creme dental que tenha uma quantidade maior de flúor, oferecendo, também, uma proteção mais ampla. Esse também é o momento de começar a adicionar géis e cremes dentais que tenham um sabor mais refrescante, acostumando o paladar das crianças para as pastas de adulto.


Nesse sentido, a nossa dica é o Creme Dental Trá Lá Lá Kids sabor Menta Fresh, que conta com flúor ativo na mesma quantidade que as pastas de adultos, é anticárie e clinicamente testado.


Bônus 1: como ensinar seus filhos a escovarem os dentes da forma correta


Para fazer a escovação completa do dente dos seus filhos, siga o passo a passo abaixo:


Posicione a escova paralela à linha da gengiva e faça movimentos circulares em grupos de 4 dentes com duração média de 10 segundos.

Deslize as cerdas da gengiva para a ponta dos dentes e passe a escova dessa forma também na parte interna dos dentes.

Escove os dentes do fundo com o movimento de vai e vem.

Finalize, escovando as bochechas e a língua.


Bônus 2: dicas práticas que podem ajudar


Quando a criança fica um pouco mais velha (geralmente a partir dos 3 anos), ela pode começar a não querer mais escovar os dentes ou tornar esse momento mais complicado. Sendo assim, é muito importante que as mamães e papais saibam como ensinar seus filhos a escovarem os dentes.


Para lidar com essa situação, separamos algumas dicas que podem ajudar:


- torne o momento divertido e deixe que seu filho escolha a escova e o sabor do creme dental;

- conte uma história enquanto estiver escovando os dentes da criança;

- explique a importância de escovar os dentes e o que pode acontecer caso isso não seja feito corretamente;

- dê o exemplo e escove os dentes com regularidade;

- faça a brincadeira do “mestre mandou”: ofereça a escova à criança e - vá orientando o que deve ser feito, depois finalize você a escovação;

- deixe a criança escovar os seus dentes e depois escove os dela;

- ofereça um prêmio para quem escovar melhor os dentes;

- conte uma história sobre a cárie e mostre como a escovação é importante para evitá-la;

- peça ajuda ao dentista caso não consiga fazer a criança escovar os dentes corretamente.

- Agora ficou mais fácil ensinar seus filhos a escovarem os dentes.


Aproveite e conheça mais sobre a linha de Cremes Dentais Trá lá lá Kids da Phisalia e ofereça o melhor cuidado sobre higiene bucal para seus filhos!


Texto muito interessante, não é mesmo? Compartilhe no Whatsapp com seus amigos e família!





Fonte: Phisália

177 visualizações

CONTATO

Três Figueiras/RS

Telefone: (51) 999832305

Email: contato@meubabygym.com

Endereço: R. Carlos Huber, 1000 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, 91330-150

Casa Ânima

Telefone: (51) ‭9895-69240

Email: contato@meubabygym.com

Endereço:  Rua Dr. Barcellos, 240 - Tristeza, Porto Alegre - RS, 91910-250

Moinhos de Vento/RS

Telefone: (51) 99983-2305

Email: moinhos@meubabygym.com

Endereço: R. Casemiro de Abreu, 448 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90420-000

Novo Hamburgo/RS

Telefone: (51) 995163936/997719200

Email: novohamburgo@meubabygym.com

Endereço: Rua Onze de Junho, 1220 - Operário 93315130, Novo Hamburgo/RS

Tijuca/RJ

Telefone: (21) 9969-29898

Email: tijuca@meubabygym.com

Endereço: Rua Santo Afonso 110, sala 506 e 507 - Tijuca, 20511-170, Rio de Janeiro/RJ

Chácara Santo Antônio/SP

Telefone: (11) 992465467

Email: chacara@meubabygym.com

Endereço: Rua Américo Brasiliense, nº 964 (piso térreo), na Chácara Santo Antônio – CEP: 04715-002, São Paulo/SP

Juiz de Fora/MG

Telefone: (32) 98488-8166

Email: juizdefora@meubabygym.com

Endereço: Rua Moraes e Castro 724, Alto dos Passos, Juiz de Fora/MG

Feira de Santana/BA

Telefone: (75)9813-70202

Email: feira@meubabygym.com

Endereço: Av. João Durval Carneiro, n.692 - Brasilia - Feira de Santana - Ba - 44088-126

Rio Grande/RS

Telefone: (53)991605577

Email: riogrande@meubabygym.com

Endereço: Rua General Neto 493 - Centro - Rio Grande - RS, 96200-010

Floripa Centro/SC

Telefone: 

Email: floripa@meubabygym.com

Endereço: Edifício Adélia Maia,  Rua
Lacerda Coutinho, nº 126 , Centro, CEP 88015-030.

Em Breve:

Itaim Bibi/SP

São José dos Campos/SP

Londrina/PR

Passo Fundo/RS

Cascavel/PR

Barra da Tijuca/RJ

Telefone: (21) 975069174 / 35471547

Email: barra@meubabygym.com

Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno 01 Lagoa 1, Loja Térreo 167, Barra da Tijuca

Copacabana/RJ

Bento Gonçalves/RS

Telefone: (54) 991817824

Email: bento@meubabygym.com

Endereço: Rua Parnaíba, 104 - Bairro São Bento 95700-000 Bento Gonçalves/RS

Telefone: (21) 979816160 / 25477842 

Email: zonasul@meubabygym.com

Endereço: Rua Barata Ribeiro 370, Lojas 215 e 216, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil

Uberaba/MG

Telefone: (34) 96703700

Email: uberaba@meubabygym.com

Endereço: Av Santos Dumont 666, Santos Dumont, Uberaba - MG, 38050-590, Brasil

Goiânia/GO

Telefone: (62) 9615-2300

Email: goiania@meubabygym.com

Endereço: Av. Portugal N 1.148 Setor Marista.

Ed. Órion Business & Health Complex Salas 3603-3605

Campinas/SP

Telefone: (19) 99413-5519

Email: campinas@meubabygym.com

Endereço: Rua Santo Antônio, 364, Cambui, Campinas/SP

Curitiba/PR

Telefone: (41)3244-7966 / 98530-7966

Email: curitiba@meubabygym.com

Endereço: Rua Candido Xavier, 1681 Bairro Vila Izabel, Curitiba, Paraná

Volta Redonda/RJ

Telefone: (24) 993121378

Email: voltaredonda@meubabygym.com

Endereço: Rua 52, 48 - Vila Santa Cecília

Volta Redonda - RJ, 27261-040

Brasília/DF

Telefone: (61) 9961-43101

Email: brasilia@meubabygym.com

Endereço: TR SCES TR 3 CJ 3 SN PT B ASA SUL - CAPITAL SQUASH (ClubeCoat) Setor de Clubes Sul, cep 70200-003

Floripa Lagoa/SC

Telefone: (48) 8421-2961

Email: floripa@meubabygym.com

Endereço: R. Ernesto Meier Filho, 37 - loja 2 - Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC, Cep 88062-480

Niterói/RJ

Telefone: (21)  99273-0906

Email: niteroi@meubabygym.com

Endereço: Rua Gavião Peixoto 70, sala 901, Icaraí, Niterói/RJ, 24230-090, Brasil

Parceiros:

BBDU adesivo.png

Baby Gym nas redes sociais:

  • Telegram
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
  • Facebook

Uma empresa do grupo:

 Baby Gym Franquias & Participações LTDA

BABY GYM É UMA MARCA REGISTRADA NO BRASIL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.