top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Associação Americana de Pediatria declara "emergência de saúde mental" para crianças e adolescentes


A pandemia e os meses de isolamento social deixaram os pequenos mais ansiosos, estressados e deprimidos. Em um comunicado divulgado na última semana, a Academia Americana de Peditria (AAP) declarou que as crianças e os adolescentes vivem atualmente uma situação de "emergência de saúde mental".



"A pandemia de COVID-19 afetou seriamente a saúde mental das crianças à medida que os jovens enfretaram e continuam enfrentando isolamento físico, incerteza contínua, medo e tristeza. Mesmo antes da pandemia, os desafios de saúde mental enfrentados pelas crianças eram de grande preocupação, e a COVID-19 só os exacerbou", diz o comunicado.

Entre março e outubro de 2020, os Estados Unidos registraram um aumento de 24% no número de atendimentos relacionados à saúde mental de crianças com 5 a 11 anos de idade. Entre a população de 12 a 17 anos, esse crescimento foi de 31%.


Segundo Gabrielle Carlson, presidente da Academia Americana de Psiquiatria da Criança e do Adolescente (AACAP, em inglês), a situação pede que medidas emergenciais sejam tomadas. "Estamos cuidando de jovens com taxas crescentes de depressão, ansiedade, trauma, solidão e suicídio que terão impactos duradouros sobre eles, suas famílias, suas comunidades e todo o nosso futuro. Não podemos ficar de braços cruzados. Esta é uma emergência nacional, e o momento para uma ação rápida e deliberada é agora”, explicou.


Em parceria com a AACAP e a Associação Hospitalar Infantil, a AAP agora está elaborando sugestões de políticas públicas que possam ajudar a minimizar o problema, como melhorar o acesso à telemedicina, apoiar modelos de atenção à saúde mental nas escolas, aumentar programas de auxílio financeiro para que mais famílias possam acessar serviços de saúde mental.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
pngwing.com (2).png
bottom of page