top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Bebês nascidos de cesárea se desenvolvem mais lentamente até os 12 meses, diz estudo

Os resultados mostraram que os bebês de cesárea tiveram pontuações significativamente mais baixas no que diz respeito aos domínios de comunicação, coordenação motora grossa e fina e solução de problemas aos 4 meses



Um novo estudo afirma que "há evidências diretas e indiretas de resultados cognitivos negativos na infância", relacionados à cesariana. O objetivo, segundo os cientistas, era avaliar os resultados do neurodesenvolvimento em curto prazo. "Conduzimos um estudo prospectivo observacional de bebês nascidos por cesariana no Hospital de Halland, em Halmstad, na Suécia, e comparamos seu desenvolvimento com um grupo histórico de bebês nascidos de parto vaginal não instrumental", diz o estudo publicado na revista BMC Pregnancy and Childbirth.


As avaliações de acompanhamento foram realizadas aos 4 meses e depois aos 12. Foram comparados 66 crianças nascidas de cesárea com 352 nascidos de parto normal. Durante as avaliações, por exemplo, o questionário perguntou aos pais se o bebê agarra ou arranha as suas roupas, ou se ele olha para o brinquedo quando ele é colocado nas suas mãos. Os resultados mostraram que os bebês de cesárea tiveram pontuações significativamente mais baixas no que diz respeito aos domínios de comunicação, coordenação motora grossa, fina, solução de problemas e pessoal-social aos 4 meses de idade com um diferença média ajustada no escore total, em comparação com bebês nascidos de parto normal. Essas diferenças permaneceram para as habilidades motoras grossas na avaliação de 12 meses. "Os resultados adversos do desenvolvimento neurológico em bebês nascidos de cesariana pré-parto podem ser aparentes alguns meses após o nascimento" afirmaram os pesquisadores. No entanto, eles lembram que "estudos adicionais são necessários para explorar mais esta relação".


As descobertas vão ao encontro com estudos anteriores no Reino Unido, Estados Unidos, Suécia e Austrália, que mostraram que crianças nascidas por cesariana planeada têm um pequeno risco maior de desenvolvimento e/ou desempenho insatisfatório em idade escolar. Outros estudos descobriram que bebés nascidos por cesariana planejada têm um risco maior de problemas respiratórios após o nascimento e um risco maior de obesidade infantil, asma e diabetes.


POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES

Segundo os pesquisadores, três hipóteses podem explicar as consequências negativas plausíveis dessa diferença. A primeira diz que o bebê nascido de cesárea tem uma menor exposição à flora vaginal materna. Nos últimos anos, foi demonstrado que as bactérias intestinais afetam o desenvolvimento, bem como o comportamento através do chamado “eixo intestino-cérebro”. "As alterações no desenvolvimento imunológico infantil têm sido propostas para durar de algumas semanas a vários anos após o nascimento", explicaram os cientistas.


A segunda hipótese considera o impacto da redução das forças mecânicas e dos hormônios do estresse. Isto é, as crianças nascidas de cesárea não são submetidas à pressão ou estresse do parto vaginal. Esse estresse ajudaria o bebé a adaptar a sua circulação e respiração fora do útero. "Estes têm sido implicados no desencadeamento de pistas importantes de desenvolvimento para o feto na preparação para a vida extrauterina", afirmaram.


E, por fim, a terceira hipótese trata de "possíveis modificações epigenéticas da expressão gênica em decorrência do 'trabalho artificial' e implicam em alterações na metilação do DNA em certos casos". No entanto, eles explicam que ainda existem dados inadequados para apoiar totalmente esta hipótese.





Fonte: Revista Crescer

16 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page