top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Caminhar com o bebê no colo por 5 minutos é a melhor forma de acalmar o filho, diz estudo


Nos primeiros meses de vida, é normal que os bebês chorem por vários motivos, afinal, essa é a única forma de comunicação que eles conhecem. Mas, muitas vezes, mesmo depois de trocar a fralda, alimentar e descartar qualquer problema de saúde, eles ainda não conseguem sossegar. Felizmente, um estudo recente revelou uma nova maneira de acabar com o choro dos pequenos. Segundo os pesquisadores do RIKEN Center for Brain Science, do Japão, fazer uma caminhada de cinco minutos é a melhor forma de acalmar o bebê.


Para chegar a essa conclusão, foram comparados 21 bebês em quatro condições: sendo segurados por suas mães que caminhavam; segurados por suas mães sentadas; deitados em um berço imóvel; ou deitados em um berço de balanço. Ao analisar, os cientistas constataram que, enquanto a mãe andava carregando a criança no colo, os bebês que choravam se acalmaram e os batimentos foram reduzidos em 30 segundos. Também foi observado um resultado semelhante nos bebês que foram colocados no berço de balanço.


Os efeitos foram mais evidentes quando a caminhada durou cerca de cinco minutos. Os bebês participantes do estudo pararam de chorar e quase metade adormeceu. Mas, quando as mães tentaram colocar os filhos sonolentos no berço, mais de um terço ficou alerta em 20 segundos. Por outro lado, se os bebês dormiam por mais tempo antes de serem deitados, por cerca de 5 a 8 minutos, eles eram menos propensos a despertar. Por isso, o estudo traz um método que pode contribuir para os pequenos pegarem no sono com mais facilidade. Vale ressaltar que este resultado só foi observado em bebês que estavam chorando.


As conclusões obtidas com o estudo, publicado na última terça-feira (13) na revista Current Biology, não eram esperadas nem mesmo pelos pesquisadores. “Mesmo sendo mãe de quatro filhos, fiquei muito surpresa com o resultado. Achei que o bebê acordar ao ser colocado no berço estava relacionado a como são transportados, como a postura ou a gentileza do movimento. Mas nosso experimento não corrobora essas suposições", disse Kumi Kuroda, principal autora da pesquisa.


Embora a análise tenha sido realizada com mães, é esperado que os efeitos sejam semelhantes com qualquer cuidador. Com base nas descobertas, os autores propõem contrariar abordagens errôneas em relação ao sono infantil que se tornaram populares, como deixar os bebês chorando até que consigam dormir.


“Para muitos, nós intuitivamente cuidamos e ouvimos os conselhos de outras pessoas sobre criação de filhos sem testar os métodos com ciência rigorosa. Mas precisamos da ciência para entender os comportamentos de um bebê, porque eles são muito mais complexos e diversos do que pensávamos”, finalizou Kuroda.


Por que os bebês ficam mais relaxados quando estão em movimento?

“Balançar ou movimentar os bebês têm um efeito relaxante para eles, pois é algo repetitivo e sincronizado, que ativa a região do cérebro responsável pelo sono”, explica o pediatra Hamilton Robledo, da Rede de Hospitais São Camilo (SP). Além disso, os cuidadores também se beneficiam com as caminhadas com os bebês. “A movimentação, mesmo que de curta duração e dentro de casa, pode ser benéfica para a saúde dos pais”, destaca.


A prática também contribui para que o bebê sinta-se acolhido e confortável. “Abraçar e movimentar o bebê é uma forma de dar a ele amor e carinho. É algo que faz o bebê se sentir seguro, pois no útero ele está constantemente em movimento e em posição de aconchego”, diz o médico. Afinal, segundo o estudo, aproximadamente 20 a 30% dos bebês choram e apresentam dificuldades para dormir sem razão aparente. O que eles mais precisam é de carinho e paciência para se acalmarem.


Não se esqueça da rotina do sono

No entanto, segundo Robledo, os pais também precisam tomar certo cuidado com o método proposto na pesquisa. “Este hábito pode, sim, ser benéfico para a família, mas o que não podemos fazer é deixar o bebê fazer uma associação entre o movimento e o sono, de forma que ele precise das caminhadas toda vez que acorde ou que só durma nos braços dos pais. A higiene do sono ainda é importante”, esclarece o pediatra.


Este conselho vale para várias situações além da caminhada, como voltas no carro e passeios de carrinho. “A maneira ou modo que uma criança pega no sono está relacionada com sua autorregulação, que é a sua capacidade de se controlar sem a ajuda de outras pessoas. Quando são pequenos, os bebês aprendem com a rotina que os pais estabelecem e passam a dormir como eles definem. Cuidado para não criar uma dependência para o sono”, ressalta.


Por isso, desde que os filhos são pequenos, os pais devem introduzir uma rotina de sono, isto é, colocá-los para dormir sempre no mesmo horário em um ambiente calmante. “A criança não sabe a diferença entre dia e noite, então, temos que ensiná-la. Durante o dia, converse mais e em ambientes mais claros. Já à noite, adote um comportamento mais calmo, tom de voz mais suave e luzes mais brandas”, recomenda Hamilton Robledo. Dessa forma, é indicado que as caminhadas sejam uma forma apenas de acalmar os bebês em determinadas situações, mas sem se tornar um hábito para todos os momentos de sono.

14 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page