top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Como desenvolver a Auto-Estima de nossos filhos?

Muito se fala em auto-estima, mas pouco se fala em como podemos promovê-la diariamente. Sabemos que ter uma auto-estima saudável é muito importante para prevenir transtornos do comportamento da criança e do adolescente, proporcionando qualidade de vida e sua saúde menta!

Muitos pais me perguntam como devem agir para que seus filhos tenham uma auto-estima adequada.



Aqui 15 sugestões para colocarmos em prática:


1. Demonstre amor e afeição: Um bebê tratado com carinho terá um sentimento de que é valioso e importante o suficiente para ser amado.


2. Elogie seu filho: Faça elogios ao seu filho sempre que possível, toda vez que ele fizer algo bem feito. Diga: "Estou orgulhoso de você. Você é muito especial. Gostei da sua maneira de fazer isto." É importante, no entanto, que ele acredite nos elogios. Frases exageradas como "Você é o melhor do mundo. Você é a pessoa melhor que já existiu" podem na verdade ser contra-produtivos.


4. Estabeleça metas para seu filho: A meta deve ser algo passível de atingir – vestir-se sozinho, conseguir uma determinada nota na próxima prova escolar. Estabeleça metas que sejam apropriadas para a idade e a capacidade da criança, pois estabelecer um objetivo inatingível terá um efeito negativo. À medida que a criança se aproxima da meta, estimule-a e elogie cada sucesso ao longo do caminho.


5. Critique a ação, não a pessoa: Quando a criança faz algo negativo, diga: "Você é uma criança especial, e não deveria estar fazendo isso”, em vez de dizer "Você é mau”, por exemplo.


6. Confirme os sentimentos do seu filho: Quando seu filho recebe um golpe na sua auto-estima, é importante validar seus sentimentos. Por exemplo, se a criança se ofendeu com um comentário maldoso de um amigo ou professor, diga a ela: "Sim, você ficou ofendida por aquilo que a pessoa disse". Somente depois que a criança sentir que seus sentimentos foram validados, ela se abrirá, permitindo que você melhore a sua auto-estima, apontando pessoas que gostam dela, e as coisas positivas que outros disseram a respeito dela.


7. Tenha orgulho do seu filho: Lembrar-se de dizer ao seu filho como você se sente feliz e orgulhoso por ser pai/mãe dele. Fale positivamente sobre seu filho na presença de pessoas importantes na vida dele, como avós, professores, amigos, etc.


8. Nunca compare seu filho com outras crianças, dizendo: "Por que você não é como seu amigo/irmão?” Quando esse tipo de comparação for feita por outras pessoas, diga ao seu filho que ele é especial e único à sua maneira.


9. Assegure que outras pessoas que lidam com seu filho conheçam seus pontos positivos: Fale com os professores de seu filho e diga-lhes quais são seus pontos fortes, assim a professora terá uma atitude positiva neste aspecto e continuará a reforçá-los.


10. Diga ao seu filho, sempre, que o ama incondicionalmente. Quando ele falha, ou faz algo errado, lembre-se de dizer: "Você é especial para mim, e sempre o amarei, não importa o que aconteça!"


11. Cuide de sua própria auto-estima: Pais que não têm auto-estima terão dificuldades em criar um filho com uma adequada auto-estima. Um pai positivo é aquele que sabe que não é perfeito, mas se valoriza, e está sempre tentando crescer e melhorar.


13. Sentir-se impopular: Muitas vezes as crianças não sabem como fazer amigos. Podemos ajudar incentivando uma proximidade fora da escola, convidando os colegas para ir na sua casa após a aula para brincar, por exemplo.


14. Conhecer a sua própria história: É muito importante para a criança aprender sobre a sua cultura e de onde vem. Isso fortalece a sua auto-estima, tendo conhecimento de quem é e de sua identidade.


15. Confiança: Tenha confiança em você, nas suas escolhas e no seu filho também.


Dra Mariana Pedrini Uebel

@marianapedriniuebel

• Médica Psiquiatra Adulto (CRM 26829)

• Infância e Adolescência (RQE 22126)

• Fellow Research Columbia University/NY

• PhD em Psiquiatria UFRGS

www.marianapedriniuebel.com.br

35 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page