top of page

Contar história pode ajudar a aliviar a dor das crianças, diz estudo



Que os livros são fundamentais na vida das crianças você já sabe. Agora, pesquisadores da Universidade Federal do ABC e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (SP) comprovaram que contar histórias pode ser uma ferramenta para aliviar a dor dos pequenos. Oitenta e uma crianças hospitalizadas, de 2 a 7 anos, participaram do estudo e fizeram testes psicológicos e hormonais. “Até então, as evidências eram baseadas no bom senso de que a interação com a criança poderia distrair e aliviar um pouco o sofrimento. Mas faltava um embasamento científico sólido, sobretudo sobre os mecanismos fisiológicos”, explica Jorge Moll Neto, um dos autores da análise.


Os resultados mostraram que a contação de histórias traz impactos físicos e psicológicos positivos. Os testes hormonais, por exemplo, revelaram aumento na produção de ocitocina (bem-estar) e redução nos níveis de cortisol (estresse). “Fizemos o estudo no hospital, mas o cenário tem várias similaridades com o isolamento causado pela pandemia. Assim, a contação de história pode ser uma maneira simples de melhorar o bem-estar das crianças”, diz o pesquisador Guilherme Brockington.


Benefícios para o corpo…

- Ajuda a aliviar a sensação de dor - Aumenta a produção de ocitocina, o “hormônio do bem-estar” - Reduz o nível de cortisol, o “hormônio do estresse”

… e para a mente

- Diminui a ansiedade - Estreita laços com a família e os cuidadores - Estimula criatividade, imaginação e pensamentos positivos







Fonte: Revista Crescer

15 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page