Desenvolvimento normal da criança (de 0 a 12 meses)

Desenvolvimento normal da criança (de 0 à 12 meses), GESELL (1995); WINNICOTT (1990); BOBATH (1999); IPPMG (1995) e KIDD (1992).



1º Mês (0 a 1 mês)


Movimentos indiferenciados em bloco (supino) e rastejantes em (prono). Movimentos lentos; porém bruscos e arritmados. Abrir e fechar das mãos, controle de cabeça ausente, desloca a cabeça para os lados (sobrevivência).Membros em flexão e adução simetricamente. RTCA (ausente ou fraco no início do período e visível no final).RTL e Reação de apoio presentes.Reflexo de Moro, Gallant e Marcha (fortes).Preensão palmar e plantar (muito fortes). Reflexo de busca, sucção e deglutição (fortes). Em flexão generalizada dos membros superiores.


2º Mês (1 a 2 meses)


Movimentação mais suave que no 1° mês, iniciando coordenação dos movimentos.Movimentação assimétrica, chutes alternados e aumento da movimentação a estímulos visuais e auditivos. Reflexo de Moro, Sucção e Preensão Palmar e Plantar (fortes). RTCA aumentado. Postura assimétrica com diminuição da flexora e a cabeça roda para os dois lados. Diminuição do tônus flexor: a cabeça acompanha o movimento (puxado para sentar) e apresenta tentativas de endireitamento (sentado).


3º Mês (2 a 3 meses)


Influência do RTCA podendo ser quebrado facilmente, mãos trazidas à linha media, predominantemente abertas e criança brinca com as mãos por muito tempo. Movimentos mais coordenados; inicio da extensão de tronco, do apoio de antebraços e da transferência de peso sobre o mesmo. Boa extensão de cabeça (em prono). RTCA aumenta, mas pode ser quebrado. Postura assimétricas pés já tocam no chão; diminuição da flexão e elevação da cabeça (em prono). Diminuição do tônus flexor e aumento do extensor; quando puxada para sentar, bom controle de cabeça.Tônus influenciado pelo RTCA.


4º Mês (3 a 4 meses)


Menos influência do RTCA e o corpo gira para o lado.Apoio de antebraço, cabeça. Em extensão de quase 90º e maior movimentação das mãos (prono). RTCA, RTL e Moro (em inibição). Reflexo de Landau (aparece).Reflexo de Páraquedas e Reação de Equilíbrio em prono e supino (inicia).Reações Posturais boa. Simetria, junção dos pés e das mãos e a cabeça às vezes permanecem na linha média.Apoio de antebraço, equilíbrio de cabeça, postura de balanceio e MMII em rotação externa e flexão leve (prono). Inicia ajuda no movimento e apresenta ótimo controle de cabeça (puxado para sentar). Cabeça estável, tronco instável e diminuição da cifose torácica (sentada).


5º Mês (4 a 5meses)


Inicia dissociação ao mudar de decúbitos e de MMII (leva os pés a boca). Consegue alcançar os pés. flexão de cabeça (supino).Inicio de transferência de peso, movimentos rotatórios e já usa as mãos (prono).Rola de prono para supino e apresenta início de ponte. RTCA e Moro desaparecem ou ficam mais fracos.Reflexo do Landau aumenta.Bom equilíbrio em prono e início da reação de retificação. Simétrica, postura de rã e permanece sentado com apoio. Normal hipotonia fisiológica.Maior mobilidade articular e regulação de tônus para determinadas atividades motoras.Ajuda com movimentos e controla a cabeça (puxada para sentar).Faz apoio de tripé e cai sempre para frente (sentada sem apoio).


6º Mês (5 a 6meses)


Movimentos bem coordenados e livres, faz ponte e muda faci1mente de decúbito. Reação de Landau presente. Reações de Pára-quedas, de Proteção para frente e de equilíbrio em prono(boas). Inicia Reação de Equilíbrio em supino.Reações de Anfíbio e de Endireitamento (iniciando ou presentes). Simétrica e permanece bom tempo sentada sem apoio. Preferência de posição ortostática e controle de tronco bom ou moderado. Colabora muito (puxado para sentar).


7º Mês (6 a 7 meses)


Movimentação simétrica e mais estável, rola dissociando, inicia o rastejar e se alimentar sozinho com pães e bolachas. Reflexos do Landau, de Endireitamento e de Anfíbio positivos.Reação de proteção para o lado (iniciando) Simétrica e sentasem apoio. Normal, sentada usa as mãos para manipular objetos.


8º Mês (7 a 8 meses)


Vira-se em torno do próprio eixo e rasteja homolateral ou cruzado (prono). Assume 4 apoios, adota posturas intermediárias. Reação de proteção para frente e para os lados. Equilíbrio em supino, prono e sentada (todos presentes).Reflexo de Preensão Plantar presente. Simétrica,mostra boa postura com apoio (de pé). Mostra-se mais estável (de pé).Tronco mais ereto e com controle (sentado).


9º e 10º Meses (8 a 10 meses)


Começa engatinhando homolateral e depois dissociado, passa para postura de pé segurando em objetos ou em pessoas, inicia a marcha com apoio, passa de prono para sentado e supino para sentado. Faz pinça, bate com as mãos, joga brinquedos e faz balanceio em gatas. Reflexo de Preensão Plantar desaparece.Reações de Proteção para trás (inicia), de Endireitamento (forte), de Equilíbrio nas posturas deitada e sentada (boa) e na postura de gatas (iniciando). Simétrica, permanece com tronco ereto por muito tempo (sentada), permanece de pé com apoio e adota posturas intermediárias (ajoelhado e semi-ajoelhado). Boa abdução de quadril e regulação tônica seguida da movimentação.Extensão de MMIIe tronco (suspensão ventral).


11º e 12º Meses (10 a 12 meses)


Anda segurando em móveis, passa sozinha por todas as posições, faz dissociação e transferência de peso (gatas), quando de pé abaixa-se se preciso. Fica do pé sem apoio, locomove-se rapidamente de gatas, marcha em bloco com base alargada, ajuda a se vestir e às vezes faz postura de urso. Reações Posturais de Equilíbrio e de Proteção (boas), inicia equilíbrio de pé. Simétrica. boa flexão de quadril e tronco ereto quando sentado, base alargada e bem retificada quando de pé.




Fonte: Jamila de Lima da Cunha Oliveira e Mariele Osório Pacheco

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo