Dificuldades parentais em tempos de pandemia

Ser pai, mãe ou cuidador de uma criança tem seus próprios desafios diários, e ele será ainda maior em tempos de COVID-19. Todos estamos (sou pai do Mathias, de 7 anos) tentando descobrir como se adaptar ao "novo normal".


Existem algumas coisas simples que você pode fazer para ajudar o seu filho a entender e se adaptar às mudanças. De um dia para outro nossos pequenos foram proibidos de ver pessoalmente seus professores ou colegas de classe, ter que usar máscaras de proteção ou manter distância das pessoas mais próximas, como amigos e familiares.



Monitore os sentimentos do seu filho

Como você sabe, mesmo que seu filho tenha uma fala limitada - pela idade, ele está se comunicando com você por meio de ações. Maior inquietação, birras, dificuldades para dormir ou comer podem ser sinais de estresse ou preocupação. Dê ao seu filho uma dose extra de abraços e palavras positivas para mostrar como você se sente.


Seja sincero

É importante explicar a situação atual usando todos os tipos e formas de comunicação (como palavras, figuras, música etc.) que seu filho possa entender. Isso pode significar repeti-lo durante várias vezes do dia. Você também pode usar a contação de história com figuras que ajudam a explicar a atual situação. Por exemplo, diga: "Existe um germe chamado coronavírus." Depois, tente mostrar e explicar: "Devemos tomar certos cuidados para poder estar perto de outras pessoas". Existem alguns bons exemplos na internet que podem ser usadas para ajudar a explicar o COVID-19.


Tente manter as rotinas

As crianças estão acostumadas a rotinas como ir à escola, praticar esportes e passear em parques. Elas gostam dessa organização e de saber o que virá em seguida. Como as rotinas são diferentes no momento, isso pode fazer com que algumas crianças se sintam inseguras. Pode ser difícil para as famílias criarem e manterem uma rotina comum enquanto cuidam das crianças em casa, durante 24 horas do dia. Muitos fazem "malabarismos" para se organizar com o trabalho e outras responsabilidades. Mas tentar manter algumas rotinas familiares junto com a "nova realidade" pode ajudar a reduzir o estresse geral.


Sempre que possível (ou permitido), tente sair de casa

Isso pode ajudar seu filho a se exercitar. O exercício regular também pode ajudar a manter um horário regular de sono, o que pode ser um desafio para crianças em época de pandemia. O sono adequado ajuda a apoiar a saúde física e emocional de uma criança.


Mantenha-se online.

Tente encontrar maneiras criativas para o seu filho se conectar com a família e amigos, como videochamadas ou mensagens de texto. Também é importante manter contato com professores e terapeutas para que você possa fazer perguntas ou procurar aconselhamento. Muitas crianças também gostam de ver seus professores e terapeutas em videochamadas. Este também é um bom momento para se conectar com grupos de pais que podem oferecer oportunidades de encontros virtuais.


Modelo de comportamento e habilidades de enfrentar situações adversas

Mostre e explore com seu filho maneiras positivas de lidar com o estresse. Se você se sentir frustrado, por exemplo, diga a eles: "Estou respirando fundo para me acalmar" ou "Preciso dar um passeio para relaxar". (Melhor ainda, sugira uma caminhada em família, quando possível, para que todos possam relaxar!)


Se cuide

Lembre-se que sua saúde física e mental também é importante! Cuidar de si mesmo é essencial para ajudá-lo a continuar cuidando dos seus familiares durante a pandemia. Tente comer refeições saudáveis ​​e regulares, exercite-se e durma o suficiente. Encontrar outras pessoas para conversar (pessoalmente, por telefone ou vídeo) também pode ajudar a aliviar o estresse e evitar que você se sinta sozinho. Os grupos de apoio à família são uma ótima maneira de se conectar com outros pais e mães.


Priorize o que funciona para sua família

Não há problema em definir rotinas familiares, como fazer refeições juntos, ligar para os avós e fazer algo divertido com seu filho. Estes podem ser tão importantes quanto outras ações para avançar em momentos estressantes.



Lucas Silva

Proprietário da rede Baby Gym

67 visualizações0 comentário