Músicas de ninar ajudam a diminuir os batimentos cardíacos dos bebês e relaxa



Os bebês adoram canções de ninar. E um novo estudo publicado na revista Nature Human Behavior provou que existem bons motivos para isso. As pesquisadoras observaram que as músicas para dormir ajudam a diminuir os batimentos cardíacos das crianças e a relaxar. O mais curioso é que pouco importa o idioma das canções: o efeito é igual, mesmo quando são cantadas em dialetos escandinavos, curdos, havaianos…


Para chegar a esse resultado, elas analisaram o comportamento de 144 bebês nos Estados Unidos, entre 2 e 14 meses. Quando ouviam músicas de ninar, em qualquer idioma, eles acalmavam. Isso não acontecia quando escutavam outros tipos de melodia.


Segundo a neurologista infantil Gladys Arnes, da clínica Neurocenterkids (SP), esses sons fazem com que o cérebro estimule a liberação de endorfina e diminua os níveis de cortisol. Com isso, os pequenos ficam menos irritados. “Nos primeiros meses, o bebê presta mais atenção ao ritmo da música, independentemente do idioma. Mas, nessa fase, a criança tem uma neuroplasticidade muito grande e, aos poucos, pode ser que ela comece a aprender essa nova língua”, diz.



Fonte: GIOVANNA FORCIONI

12 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png