top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Meu bebê joga tudo no chão, por que ele faz isso?

Atualizado: 30 de nov. de 2021


Se você tem um bebê, aposto que esta cena lhe parece familiar:

Seu bebê joga o chocalho nas mãos. Você se abaixa, pega e dá pra ele de novo, mas aí ele joga de novo, e outro, e outro, e outro ... "Ele tá brincando comigo?" Frustrado.


Em absoluto. Seu bebê joga tudo no chão porque está aprendendo e interagindo com você e, embora possa ser cansativo para o adulto, é um excelente exercício para ele.



Explicamos como passa essa fase de seu desenvolvimento e o que você pode fazer se seu bebê estiver passando por isso agora.


A descoberta de causa e efeito: um marcoimportante no desenvolvimento


A partir dos cinco ou seis meses , os bebês começam a observar o ambiente com muito mais atenção, graças, entre outras coisas, à postura ereta ou sentada que seu desenvolvimento físico e motor permite que adotem.


É então que começam a observar que praticamente tudo o que nos rodeia funciona sob o princípio de causa e efeito , também conhecido como ação-reação. A aquisição gradual desta noção básica que rege o nosso mundo será vital para o seu desenvolvimento, pois será essencial para moldar as suas experiências e vivências.


O aprendizado prático que o bebê adquire do princípio de causa-efeito é baseado na própria experiência com o meio ambiente e na interação constante com ele.


Assim, por exemplo, inicialmente o bebê vai perceber acidentalmente que, quando ele balança o chocalho em suas mãos, ele vai soar. A partir desse momento, o bebê fará o som repetidamente, pois ele raciocinou que, para que o som seja produzido, ele deve movê-lo. Depois disso virá outra dedução de causa-efeito, percebendo que se você largar, o guizo cairá no chão , fará barulho e também terá um efeito nas pessoas ao seu redor, principalmente captando sua atenção.


Aos poucos ele assimilará outros conceitos mais complexos, como a situação do objeto no espaço , a distância do objeto (quão longe pode ir dependendo da força aplicada ao arremessá-lo; quão pequeno parece dependendo de quão longe foi jogado ....), ou a maneira que tem o objeto de reagir à queda (por exemplo, soando -como no caso de rattles-, quebrando em vários pedaços, saltando -como no caso de um bola- , espalhando-se no chão -como acontece quando ele joga uma colher de mingau -...).


Interagindo com as pessoas ao seu redor: uma necessidade básica do bebê


É quando outro marco importante em seu desenvolvimento entra em jogo. E é que à descoberta da relação causa-efeito, também se somará o importante avanço no seu desenvolvimento social , entre aproximadamente cinco e sete meses .

Nessa fase, o bebê já começa a expressar seu interesse em se comunicar conosco por meio do balbucio, ouvindo atentamente quando falamos com ele e até mesmo respondendo a nós , do seu jeito.

Já comentamos em outras ocasiões que o melhor brinquedo para as crianças são os pais , mas principalmente a partir do segundo semestre da vida do bebê, pai e mãe passam a ser sua principal referência e fonte de diversão.

É por isso que gosta tanto de ver como eles se abaixam para pegar o brinquedo que ele jogou fora e devolvê-lo a eles , e não hesita em repetir a ação incansavelmente, pois é a sua maneira de nos mostrar que ele gosta de brincar e interagir conosco.


Como devemos agir se o bebê constantemente joga tudo no chão?


A primeira e mais importante coisa que os pais devem saber é que o bebê não joga coisas no chão repetidamente para "irritar" , "desafiar" ou " provocar o adulto", mas o faz pelos motivos que acabamos de mencionar.

Agora, não vamos negar que é uma fase exaustiva para os pais , pois o bebê parece nunca se cansar e é normal ficar frustrado sabendo que o brinquedo que você acabou de lhe dar vai jogá-lo de volta no chão imediatamente.

Nesse sentido, é importante ter em mente que se trata de uma fase essencial e fundamental no desenvolvimento e aprendizagem da criança (além de uma fase transitória que acabará por evoluir), longe de evitar que isso aconteça, devemos promovê-la. .


Portanto, é melhor ter paciência e interagir exclusivamente com o bebê (ou seja, dedicar toda a nossa atenção), conversando com ele enquanto brincamos e correspondendo aos seus balbucios e sorrisos . Com isso, estaremos não só promovendo seu aprendizado e experimentação, mas também promovendo o lúdico, o desenvolvimento social e o fortalecimento do nosso vínculo.


Também é importante oferecer ao bebê brinquedos ou objetos adequados que não se quebrem ou representem perigo se caírem ao solo.

Quanto à comida , é normal que em algum momento o bebê também brinque para jogar, porque ele está experimentando e ainda não entende o que pode ou não pode brincar. Se ela fizer isso, explique com amor e firmeza que os alimentos não devem ser jogados fora e, pacientemente, mostre-lhe como usar os talheres de maneira adequada ou como manusear os alimentos para que não caiam no chão.


1.931 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page