top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

O desenvolvimento motor e a aquisição de habilidades motoras em crianças autistas

O desenvolvimento motor e as habilidades motoras em crianças autistas ainda permanecem pouco compreendidas. Estudos sugerem fortes relações entre o transtorno do espectro autista (TEA) com déficits do desenvolvimento motor e a aquisição de habilidades motoras, mas apesar disso, ainda hoje, essa questão não é considerada como critério diagnóstico. Fator intrigante entre os pesquisadores da área. A presente pesquisa realizou uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), com o objetivo de relacionar estudos sobre o desenvolvimento motor e a aquisição das habilidades motoras em crianças com TEA quando comparadas com crianças típicas.


A pesquisa foi relizada na base de dados do Pub Med, através dos descritores “autismo” e “desenvolvimento motor” e “habilidades motoras”, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados quinze artigos para análise. Os estudos incluídos apresentam um consenso razoável sobre a existência de atrasos motores em crianças com TEA, contudo em sua quase unanimidade, apontam para a necessidade de pesquisas mais aprofundadas por motivos diversos, seja pelo baixo número de participantes ou pelas dificuldades de isolar as caracterísitcas autísticas, em seus diferentes níveis.


As pesquisas recentes sobre habilidades motoras e desenvolvimento motor em crianças com TEA destacam que há um desenvolvimento anormal por parte dessas crianças, porém, ainda não se pode considerar estas características como preditoras do TEA e, consequentemente, sua gravidade. Analisado o prognóstico no contexto mais amplo, os déficits motores funcionam como um fator agravante e nesse sentido, é de fundamental importância considerar os déficits motores e suas divergências com o intuito de realizar uma intervenção precoce e também dar um direcionamento específico para o tratamento. A dificuldade no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento de habilidades sociais foram alguns fatores encontrados que se agravam em função dos déficits motores. Novas pesquisas na área devem ser realizadas, principalmente na direção de utilizar os déficits motores como critérios diagnósticos para o TEA.




2010-Texto do artigo-8828-1-10-20200818
Download • 789KB

2010-Texto do artigo-8828-1-10-20200818
Download • 789KB

2010-Texto do artigo-8828-1-10-20200818
Download • 789KB

93 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page