top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Os primeiros 1000 dias


Os primeiros 1.000 dias de vida representam uma oportunidade única e decisiva para o desenvolvimento de todo ser humano.

Durante essa janela crucial de oportunidades, as células cerebrais podem fazer até 1.000 novas conexões neuronais a cada segundo – uma velocidade única na vida. Essas conexões formam a base das estruturas cerebrais e contribuem para o funcionamento do cérebro e a aprendizagem das crianças e criam as condições para a saúde e a felicidade delas no presente e no futuro. A falta de atenção integral – que inclui acesso à saúde, nutrição adequada, estímulos, amor e proteção contra o estresse e a violência – pode impedir o desenvolvimento das estruturas cerebrais. Dessas conexões fundamentais.


Avanços na neurociência provaram que quando as crianças passam seus primeiros anos – particularmente os primeiros 1.000 dias desde a concepção até os 2 anos de idade – em um ambiente estimulante e acolhedor, novas conexões neuronais se formam na velocidade ideal. Essas conexões neurais ajudam a determinar a capacidade cognitiva de uma criança, como elas aprendem e pensam, sua capacidade de lidar com o estresse, e podem até influenciar o quanto elas ganharão quando adultas.


A série Lancet Advancing Early Childhood Development: from Science to Scale, lançada em outubro de 2016, revelou que quase 250 milhões de crianças com menos de 5 anos estavam correndo o risco de ter seu desenvolvimento comprometido devido à desnutrição crônica e à pobreza extrema. A série também revelou que os programas que promovem atenção integral – saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança e proteção e aprendizagem precoce – podem custar apenas 50 centavos per capita por ano, quando combinados com os serviços de saúde existentes.

Os pais e cuidadores principais têm a responsabilidade primária de criar seus filhos, mas precisam de apoio assistência para criar ambientes ideais para o desenvolvimento positivo da criança. Nesse sentido, as empresas também podem desempenhar um papel fundamental na promoção do desenvolvimento infantil ideal e devem garantir que seus funcionários e os funcionários de seus fornecedores tenham tempo, recursos e apoio necessários para fornecer ambientes de cuidado e carinho nos quais as crianças pequenas possam crescer e prosperar.




Fonte: Unicef

88 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page