top of page

Papo de Pediatra

Hoje vou falar um pouquinho sobre o desenvolvimento infantil!



Na verdade, ele começa desde a gestação, onde o feto se desenvolve de maneira muito rápida durante os nove meses que fica dentro do útero. Ele vai crescendo num ambiente escuro e quentinho, se encaixando entre os ossos da bacia da mãe, envolto pelo líquido amniótico e se nutrindo pelo que é passado pela placenta da mãe.


Quando ele nasce, o mundo aqui fora é totalmente do que ele viveu até aquele momento. Por isso é tão importante que a gente recebe esse bebê de forma mais respeitosa possível e cause o mínimo de desconforto para ele se sentir acolhido e tranquilo nesse novo ambiente.


No ínício, o que trará mais conforto será o colo, o contato pele a pele, a amamentação, os ruídos brancos (que remetem ao fluxo da placenta que ele escutava enquanto estava na barriga da mã). É o que se chama de Teoria da Exterogestação.


E esse bebê deve ser estimulado desde o primeiro mês de vida, com orientações que o pediatra irá passar a cada consulta.

Nós sabemos que a fase de maior aprendizado para uma criança é desde o momento que ela nasce até os 3 anos de idade. Por isso, é nessa faixa etária que devemos dar o maior número de bons estímulos. Ela usará esses estímulos para a vida toda, trazendo repercussão nas áreas de aprendizado, memória, afetiva, social, habilidades motoras, entre tantos outros.


A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda ZERO tela até os dois anos, com restrição de hora dos 2 aos 6 anos. E por que essa recomendação? Sabe que crianças que são acostumadas com telas tem maior atraso de desenvolvimento do que crianças que brincam e interagem com as pessoas, pois o tempo que eles poderiam estar fazendo alguma atividade, estão na frente de uma televisão ou outro tipo de tela. Pode também interferir na qualidade de sono, pois o cérebro fica mais “ligado"devido aos estímulos sonoros e de luz.


Enfim, sabemos da realidade e rotina de muitas famílias e que muitas vezes é difícil seguir tudo a risca. Mas conversar, se informar, mudar o que der pra mudar e estar sempre atento ao que o pediatra e outros profissionais que acompanham os filhos de vocês possam dizer, é muito importante.


Beijos em todos.



Nayara Figueira Neves Alves - CRM 52107411-3

Pediatra e Neonatalogista

Consultora de Amamentação

Atende na Rua Conde de Irajá, 125, Botafogo, Rio de Janeiro

Telefone para contato: 21 99140-7211 / 21 25304779

60 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page