top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Quando meu filho vai aprender a se vestir sozinho?


Por mais que seu filho queira se vestir sozinho, é natural que algumas peças sejam um obstáculo maior do que outras. O amadurecimento da coordenação acontece antes nos membros superiores do que nos inferiores. Por isso, não estranhe se ele conseguir colocar a blusa, mas tiver dificuldade para pôr a calça. Com um pouco de estímulo, o desenvolvimento motor da criança se encarregará de tornar tudo mais fácil. Confira quando acontecerão essas conquistas e como ajudá-la a atingir seu maior potencial.



Como criar uma rotina para seu filho aprender a se vestir sozinho:


A partir de 1 ano e meio

A criança já consegue colocar o pé no sapato sozinha, mas ainda confunde esquerdo e direito.


A partir de 2 anos

Com esta idade a criança é capaz de colocar as meias nos pés.


A partir de 3 anos

Consegue fechar um sapato ou jaqueta de velcro sem ajuda;

Coloca a calcinha ou a cueca;

Veste uma camiseta de manga curta;

Penteia a parte da frente do cabelo;

Veste a calça sentada;

Puxa o zíper.


A partir de 4 anos

Veste a calça em pé;

Escova o cabelo todo.


A partir de 5 anos

Amarra o cadarço;

Abotoa a camisa e a calça;

Veste meia-calça;

Conecta o zíper.


Dicas para ficar mais prático

Arrume os sapatos com os pés direito e esquerdo lado a lado. Até os 5 anos, a criança ainda está aprimorando a noção de lateralidade. Tente manter a etiqueta de calças e camisetas: elas até podem ser incômodas, mas ajudam a diferenciar o lado da frente da roupa.


É importante que os pequenos pratiquem as habilidades que eles vão desenvolvendo, para aprimorar cada vez mais. Para pentear melhor o cabelo, estimule seu filho a treinar em bonecos – ele ainda se diverte!


Separe algumas opções de peças adequadas ao clima, ao ambiente e que combinem entre si, e deixe a criança escolher. Se o seu filho demora mais para se arrumar, mas insiste em se vestir sozinho, acorde mais cedo. É questão de hábito.



Questão de coordenação

Para aprender a amarrar o cadarço, deixe a criança treinar com um material maior. Fazer dobraduras e amarrar laços em embrulhos de presente aperfeiçoam o movimento de pinça. Brincadeiras como amarelinha e pular em um pé só auxiliam a aprimorar o equilíbrio para vestir a calça em pé. Além disso, existem brinquedos e livros que trabalham o manuseio de velcro, laço, botões... Aproveite!




Fonte: Revista Crescer

49 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page