top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Quando os bebês aprendem a levantar a cabeça?

Atualizado: 25 de jul. de 2020

A resposta realmente depende de cada bebê. Mas os especialistas concordam que a incorporação de algum tempo supervisionado de barriga para baixo nas brincadeiras ajuda os bebês a desenvolver os músculos do pescoço, tórax e braço, que lhes permitem levantar a cabeça de forma independente e usar os antebraços para apoiar a parte superior do corpo. Esses mesmos músculos também desempenham um papel importante em outras habilidades motoras - cavar, buscar objetos, sentar e engatinhar, para citar alguns.

Mês 1: seu bebê poderá levantar a cabeça, num período breve, quando estiver deitado de bruços.

Mês 2: ele pode levantar a cabeça em até 45 graus.

Mês 3: a maioria dos bebês consegue levantar a cabeça em 45 graus apoiando-se nos antebraços.

Mês 4: A maioria dos bebês consegue chegar a 90 graus.


Como ajudar seu bebê a descobrir essa posição

Alguns bebês demoram um pouco. Muitos outros exigem um pouco de convencimento antes que possam ver o quão divertido pode ser estar na posição de bruços. Seja qual for a reação do bebê, você pode começar a estimular o seu pitoco (ou pitoca) logo na primeira semana de vida, colocando-o de bruços no colo por alguns minutos durante.


À medida que o primeiro mês de vida do bebê progride, ajude-o a trabalhar de 15 a 20 minutos em sua "tummy time" diária (sempre sob o olhar atento de um cuidador) para ajudá-lo a desenvolver os músculos importantes dos seus braços, ombros, parte superior das costas e pescoço. Se o seu bebê estiver realmente não gostar de estar de bruços, comece com sessões mais curtas - um a cinco minutos serão suficientes - e desenvolva gradualmente para sessões mais longas.




Fonte: O Que Esperar da Atividade O primeiro ano , 3ª edição, Heidi Murkoff e Sharon Mazel.

Por Lucas Silva

Proprietario da rede Baby Gym

643 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page