Com cerca de 9 meses de idade, os bebês já começam a dar sinais de querer andar: ficam de pé, se apoiam em móveis para tentar caminhar E, sem dúvida, os primeiros passinhos ficam mais fáceis com ajuda. Aliás, os pequenos simplesmente amam passear pela casa ou num parque segurando as mãos dos pais. Nem sempre é uma tarefa fácil por causa da dor nas costas e do cansaço dos adultos, é claro! -, mas, convenhamos, é recompensadora.
A melhor maneira de estimular os primeiros passos é deixar seu filho sem sapatos e no chão, sobre um tapete. Ele precisa treinar os músculos para manter-se sentado, depois em posição de engatinhar e, assim, poder ficar de pé segurando-se em apoios como o sofá (pesados o suficiente para não tombarem sobre ele), para depois andar.
Já o andador, que foi muito usado no passado, é totalmente contra-indicado pelos principais órgãos de pediatria do mundo. A Academia Americana de Pediatria pediu a proibição e venda do acessório no país em fins de 2018 a Sociedade Brasileira de Pediatria tem a mesma opinião e já fez pedido semelhante, em 2013. Estudos mostram que o andador é um dos principais causadores de acidentes com crianças, principalmente de lesões na cabeça e pescoço, podendo levar à morte mesmo com um adulto por perto, já que o objeto faz a criança ganhar mais velocidade. Ele também pode retardar o desenvolvimento motor, atrapalhando o engatinhar e retardando o andar.
Outras conquistas da fase
Caminhando ou, pelo menos, prestes a andar, não é de se espantar que os bebês de 9 meses estejam cada vez mais curiosos. Prepare-se para acompanhar diversas descobertas de coisas novas, como apertar botões e ver a luz se acender e apagar, ou abrir e fechar gavetas. Supervisione sempre, para evitar acidentes.
Comments