top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Higiene bucal do bebê de 0 a 6 meses

Muitos pais questionam se é correto higienizar a cavidade bucal do bebê com gaze molhada, fraldinhas ou até mesmo as dedeiras e a quantidade de vezes que se pode higienizar. A Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), preconiza que a higienização bucal do bebê deve ser iniciada após a erupção do primeiro dente em boca. Nessa fase, o ideal é que os pais já tenham sido orientados e preparados para realizar a higienização bucal correta do bebê.

Não há necessidade de limpar a boca do recém-nascido, porque o próprio leite materno protegerá toda a cavidade oral.



Nessa fase, de 0 a 6 meses o bebê não tem nenhum dente em boca, irá começar a erupcionar (nascer) o primeiro dentinho a partir dos 6 meses.

A fase do nascimento dos dentes é a mais conhecida como a fase em que o bebê fica bem chatinho, pode ser que o bebê tenha uma irritabilidade, diarreia, perda do apetite, preferência de alimentos mais gelados, gengivas um pouco mais inchadas, dificuldade para dormir e um estado febril de no máximo 37,2º .


O primeiro dentinho a nascer é o incisivo inferior – ou seja, o dentinho da frente de baixo.

LEMBRANDO: a partir do primeiro dentinho em boca já começamos com a escovação com escova dental e creme dental. Indicamos sempre uma escova de cabeça pequena e cerdas macias e quantidade de creme dental para essa idade é um grão de arroz cru, bem pouquinho mesmo viu mamães e papais?


A importância da saúde bucal infantil é para prevenir doenças bucais como por exemplo a lesão de cárie que se manifesta primeiramente como lesão de mancha branca nos dentes.

É de extrema importância a mamãe e o papai já terem sido orientados e a partir do primeiro dente erupcionado na boca do bebê começar as consultas de prevenção com o Odontopediatra. É melhor prevenir do que tratar, não concordam? Então procure sempre um Odontopediatra para esclarecimento de dúvidas e ter as orientações necessárias para a saúde bucal do seu filho.



Dra. Gabriela Godoy Rovere

* Formada pela Universidade FMU em 2014. * Especialista em Odontopediatria * Especialista em Saúde Coletiva (Ênfase na Estratégia do Programa de Saúde a Família)  * Aperfeiçoada em Pacientes Especiais Pediátricos * Aperfeiçoada em Ortopedia Funcional dos Maxilares * Mestranda em Odontopediatria  @paradentinhos

163 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page