top of page
  • Foto do escritorBaby Gym

Sobre o desenvolvimento na primeira infância

Atualizado: 28 de mar. de 2021

'Desenvolvimento' não significa apenas mudanças no crescimento físico do seu filho. São também as mudanças nas habilidades sociais, emocionais, de comportamento, de pensamento e de comunicação de bebês e crianças. Todas essas áreas de desenvolvimento estão interligadas e cada uma depende e influencia as outras.

Nos primeiros cinco anos de vida, experiências e relacionamentos estimulam o desenvolvimento das crianças, criando milhões de conexões em seus cérebros. Na verdade, os cérebros das crianças desenvolvem conexões mais rapidamente nos primeiros cinco anos do que em qualquer outro período de suas vidas. Este é o momento em que são criadas as bases para o aprendizado, a saúde e o comportamento ao longo da vida.


Os bebês nascem prontos para aprender e seus cérebros se desenvolvem com o uso. Ambientes estimulantes e lúdicos oferecem às crianças muitas maneiras de brincar, desenvolver e aprender, e muitas oportunidades de colocar em pratica o que estão aprendendo.


Relacionamentos: a base do desenvolvimento infantil


Os relacionamentos das crianças afetam todas as áreas e estágios de seu desenvolvimento. Na verdade, os relacionamentos são a base do desenvolvimento infantil. Por meio de relacionamentos, seu filho aprende informações vitais sobre o seu mundo.


Seu filho também aprende vendo relacionamentos entre outras pessoas - por exemplo, vendo como você se comporta com outros membros da família. Este aprendizado é a base para o desenvolvimento da comunicação, comportamento, habilidades sociais, entre outras.

O relacionamento de seu filho com você é um dos mais importantes da vida dele. Estar com outros membros da família, cuidadores, incluindo educadores da primeira infância e outras crianças também são muito importantes para o desenvolvimento infantil.


Brincar: como o desenvolvimento e a aprendizagem da criança acontecem


Nos primeiros anos de vida, brincar é a principal forma de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Brincar é divertido para seu filho. Dá a ele oportunidades de explorar, observar, experimentar e resolver problemas. Seu filho precisará do seu apoio e incentivo para fazer isso. Mas é importante buscar um equilíbrio entre apoiar seu filho e deixá-lo tentar as coisas sozinho e, às vezes, cometer erros. Descobrir por si mesmos como o mundo funciona é uma grande parte do aprendizado de seu filho.


Passar muito tempo brincando, falando, ouvindo e interagindo com você ajuda seu filho a aprender habilidades essenciais para a vida. Entre elas se incluem se comunicar, pensar, resolver problemas, movimentar-se e estar com outras pessoas e crianças.


O jogo, por exemplo, é um ótimo construtor de relacionamento. Brincar com seu filho envia uma mensagem simples - você é importante para mim! Esta mensagem ajuda as crianças a saber quem são e onde se enquadram no mundo.


Outras questões que moldam o desenvolvimento infantil


Os genes de seu filho e outros fatores como alimentação saudável, atividade física, saúde e o entorno familiar em que você está incluido também influenciam o desenvolvimento e o bem-estar de seu bebê.


Uma alimentação saudável


A alimentação saudável dá ao seu filho a energia e os nutrientes de que necessita para crescer e se desenvolver. Também ajuda a desenvolver o paladar. A alimentação familiar saudável e os padrões alimentares nos primeiros anos podem estabelecer hábitos alimentares saudáveis para o resto da vida.


Atividade física


Ser fisicamente ativo é vital para a saúde de seu filho. Faz seu filho se mexer, desenvolve habilidades motoras, ajuda seu filho a pensar e dá a ele a oportunidade de explorar o mundo. Portanto, seu filho precisa de muitas oportunidades para realizar brincadeiras ativas, tanto dentro quanto fora de casa.


Saúde


Doenças menores da infância, como resfriados, dores de ouvido e gastroenterite, geralmente não têm efeitos de longo prazo no desenvolvimento. Mas a deficiência, o atraso no desenvolvimento e as condições crônicas ou de longo prazo podem afetar o desenvolvimento. O seu pediatra pode ajudá-lo a compreender a condição do seu filho e como isso afeta o desenvolvimento.


Desenvolvimento infantil: diferenças entre crianças


Em geral, o desenvolvimento ocorre na mesma ordem na maioria das crianças, mas as habilidades podem se desenvolver em diferentes idades ou épocas. Por exemplo, as crianças geralmente aprendem a ficar em pé e depois a andar. Mas esse desenvolvimento pode acontecer a qualquer momento entre 8 e 18 meses.


Portanto, se você está se perguntando se o desenvolvimento do seu filho está no caminho certo, lembre-se de que o desenvolvimento acontece com o tempo. As diferenças entre as crianças geralmente não são motivo de preocupação. Se você realmente acha que algo não está certo com o desenvolvimento de seu filho, também consulte o seu pediatra de confiança.




Fonte: kids development research

26 visualizações0 comentário
pngwing.com (2).png
bottom of page